MDS e CAIXA iniciam procedimentos para implantação da Versão 7.2 do Cadastro Único

by

image

Nº 230 • 19 de agosto de 2010

MDS e CAIXA iniciam procedimentos para implantação da Versão 7.2 do Cadastro Único

Conectividade ficará suspenso para recepção de arquivos da Versão 6 no período de 25 de agosto a 08 de setembro

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a CAIXA iniciaram os procedimentos para a implementação do piloto da Versão 7.2 – Módulo de Manutenção do novo Sistema do Cadastro Único. O piloto da versão 7.2 entrará em atividade no dia 13 de setembro de 2010 e permitirá a execução de todas as atividades de manutenção do Cadastro Único no ambiente da prefeitura, de modo a avaliar e validar o comportamento do novo sistema nos municípios que participam como colaboradores e parceiros do Projeto CadÚnico 7. A versão 7.2 é exclusiva para a realização do piloto e por esse motivo será disponibilizada apenas aos municípios que vem participando do Projeto CadÚnico 7. Em breve, o MDS divulgará o calendário para implantação da Versão 7.3 em âmbito nacional. Para que seja possível a implementação do piloto e para preparar o novo modelo do banco de dados do Cadastro Único para implantação do novo Sistema em todos os municípios brasileiros, será necessário suspender, no período de 25 de agosto a 08 de setembro, todas as atividades de manutenção da Base Nacional. Isso implica a paralisação de todas as transmissões de arquivos pelo Conectividade Social, assim como o acesso à Versão 7.1 – Módulo de Consulta. ATENÇÃO! No período de 25 de agosto a 08 de setembro o Conectividade Social estará bloqueado. Por essa razão, não será possível carregar arquivos extraídos para realizar transmissões. Os municípios que estão realizando atualizações cadastrais nas bases locais devem efetuar a transmissão desses dados, obrigatoriamente, até o dia 20 de agosto para que seja possível o processamento pela base nacional, bem como a geração e envio do arquivo de retorno até o dia 25 de agosto. Durante o período de paralisação das atividades da base nacional, os municípios poderão trabalhar normalmente em suas bases locais realizando todos os tipos de manutenções necessárias. A previsão é que a partir do dia 09 de setembro as atividades sejam normalizadas, ou seja, o Conectividade Social estará disponível aos municípios para a atividade de transmissão de dados. Da mesma forma, a partir dessa data a Versão 7.1 – Módulo de consulta ficará novamente disponível para acesso aos municípios. IMPORTANTE! O MDS recomenda que em 20 de agosto os municípios efetuem cópia de segurança de sua base de dados, assim como dos arquivos que tenham sido transmitidos e para os quais não tenham recebido arquivo de retorno.
Suspensão temporária do envio dos Formulários Avulsos do Cadastro Único Algumas dificuldades contratuais tem impactado o envio de Formulários Avulsos para os municípios que os solicitaram a partir de junho de 2010. O problema está sendo solucionado e em breve o envio desses formulários será retomado. Entretanto, para não haver prejuízo ao trabalho dos municípios, o MDS orienta que, durante este período, seja solicitado via Sistema de Solicitação de Formulários (SASF) apenas o Formulário Principal de Cadastramento (modelo 31.090 – Caderno azul) para a realização de todas as ações de gestão do Cadastro Único, inclusive para a atualização cadastral. Nestes casos, o município deverá solicitar o quantitativo necessário para suas atividades, levando em consideração a composição do Formulário Principal, que contem um Formulário Avulso de Domicílio e Família e cinco Formulários Avulsos de Identificação de Pessoa. O município deve ficar atento para solicitar somente o Formulário Principal, pois a autorização das folhas avulsas está temporariamente suspensa. O município também poderá imprimir as folhas avulsas diretamente no sitio do MDS. Além disso, alguns municípios têm contatado o MDS informando sobre o recebimento de Formulários Principais com defeitos de impressão, tais como: a) Na contra capa não aparecem as Instruções Gerais; b) No cabeçalho da primeira página do formulário, onde deve constar Identificação do domicílio, , está impresso Identificação da Pessoa; c) O restante do Caderno Principal deveria conter cinco formulários de Identificação da pessoa, mas contém apenas um formulário completo e outro incompleto; d) Não consta do Caderno Principal o formulário de Identificação do Agricultor Familiar; e) A cor da capa também está em tonalidade mais clara que aquela padrão. Caso seu município tenha recebido formulários com estes problemas, solicitamos que não os utilizem, pois o problema já foi encaminhado à CAIXA, que irá identificar todos os municípios que tenham recebido a mesma remessa de formulários e substituí-los por formulários corretos. Atenção – Revisão Cadastral 2010 – As famílias que constam na lista de Revisão Cadastral de 2010 que não atualizarem seus dados até 31 de outubro terão o benefício bloqueado em novembro. As listas serão refeitas mensalmente, de acordo com o trabalho de atualização executado pelos municípios (as famílias que tiverem os cadastros atualizados saem da lista). Para saber mais sobre a Revisão Cadastral 2010, acesse a Instrução Operacional nº 34 Senarc/MDS e a Sala de Imprensa do MDS.

11 Respostas to “MDS e CAIXA iniciam procedimentos para implantação da Versão 7.2 do Cadastro Único”

  1. Mariolan Matos Says:

    Senhores hoje, 13/09/2010 ainda nao esta liberado o conectividade da Caixa e foi postado que seria dia 12/09 a liberaçao. Estou preocupada se nao foi liberado ainda ou se e algum problema na maquina que trabalho.

    • Blog do Bolsa Familia Says:

      Atrasos e problemas na area de técnologia de informação são comuns, principalmente neste caso, pois o banco de dados a ser migrado é imenso e todo cuidado é pouco neste processo a fim de se evitar perda ou corrompimento das informações. Por tanto por hora vamos manter a calma e continuar no aguardo até que a conectividade social seja reestabelecida (em breve, esperamos).

  2. Creginaldo C. de Medeiros Says:

    Mandei toda a documentação para a Caixa para poder ter acesso ao Projeto 7.1, no entanto não obtive resposta qua fazer?

  3. Creginaldo C. de Medeiros Says:

    como saberei se meu município vai ter acesso a versão 7.2 do cad unico e quando será disponível os formulários da nova versão?

    • Blog do Bolsa Familia Says:

      A versão 7.2 é o segundo passo dos três para a implantação definitiva da versão online do Cadastro Único, ou seja um aprimoramento da versão 7.1 a qual ja temos acesso . O caderno novo (verde) ainda não tem fixada uma data para sua distribuição.

  4. Mriolan Matos Says:

    À Equipe do Blog:

    Gostaria de PARABENIZÁ-LOS pela idéia da construção do blog e mais ainda pelo funcionamento dele, isto é: externamos as nossas dúvidas e ELAS SÃO RESPONDIDAS! Fenomenal!
    Deveria ser muito mais divulgada a existencia desse importante meio de contato, que realmente funciona.

    Obrigada!

  5. Mariolan Matos Says:

    Amigos, desejo a todos que fazem esse Blog, um 2011 repleto de Saúde, Paz, Realizações, votos extensivos às famílias e a todos os abnegados que trabalham com o PBF.

  6. flavio lima Says:

    eu sou o diretor dos programa socias de tartarugalzinho, e gostaria de saber por que a minha conectividade social desapareceu da minha base

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: