Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família

by

!cid_image001

Nº 228 • 05 de agosto de 2010 

Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família

Novo sistema do portal do MDS chega neste semestre a municípios, estados e parceiros

Com o objetivo de aperfeiçoar e integrar a gestão de seus principais processos, a Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc) em conjunto com o Departamento de Tecnologia do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), iniciou o desenvolvimento do Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SIGPBF). O SIGPBF será uma aplicação online disponível no portal do MDS, com ferramentas aprimoradas, que substituirá alguns sistemas atuais, como a Central de Sistemas, o SGI (Sistema de Gestão Integrada) e o SASF (Sistema de Autorização e Solicitação de Formulários). O novo sistema será gradualmente ampliado com a incorporação de novos módulos para apoiar os processos de fiscalização, relação com Estados e Municípios e controle social, entre outros.

Primeiro piloto do SIGPBF

Durante dez dias do mês de junho de 2010, o MDS realizou a primeira fase experimental do SIGPBF, que contou com a participação de oito municípios e de suas respectivas coordenações estaduais.

Nesse período, os técnicos dos municípios e das coordenações estaduais tiveram a oportunidade de utilizar alguns dos aplicativos que estarão disponíveis na primeira versão do SIGPBF. Na ocasião, foram colhidas as percepções destes quanto ao manuseio do Sistema, além de sugestões para correção de problemas, entre outras melhorias para o novo sistema.

Substituição da Central de Sistemas

Está prevista para o segundo semestre de 2010 a realização do segundo piloto que antecede a retirada e posterior desativação da Central de Sistemas. A Central de Sistemas é o aplicativo com acesso online utilizado pelo MDS, municípios e estados que realiza a autenticação do usuário e permite o acesso a alguns sistemas, tais como o de Controle de Formulários do Cadastro Único (atual SASF), o Termo de Adesão dos Municípios (SGI) e o Sistema de Condicionalidades (SICON). A Central possui também Área para download de Arquivos.

Com a entrada em operação do novo sistema, prevista para este 2º semestre, o acesso ao SICON e às novas versões dos aplicativos de Solicitação de Formulários, de Adesão de Municípios e da Área de Arquivos será realizado pelo Módulo de Controle de Acesso do SIGPBF. No novo sistema será disponibilizado também o aplicativo para Adesão dos Estados, que permitirá o registro e gerenciamento das informações relativas às Coordenações Estaduais do Programa Bolsa Família.

AtençãoRevisão Cadastral 2010 – Até o dia 31 de outubro, as famílias que constam na lista de Revisão Cadastral de 2010 que não atualizarem seus dados terão o benefício bloqueado em novembro. As listas serão refeitas mensalmente, de acordo com o trabalho de atualização executado pelos municípios (as famílias que tiverem os cadastros atualizados saem da lista). Para saber mais sobre a revisão Cadastral 2010, acesse a Instrução Operacional nº 34 Senarc/MDS e a Sala de Imprensa do MDS.

DÚVIDA DA SEMANA

O que fazer quando o município não possui a senha padrão (antiga senha da RAIS) para solicitar a troca de Gestor do PBF?

O município precisa encaminhar um ofício assinado pelo prefeito, confeccionado em papel timbrado da prefeitura, contendo nome e contatos. Em anexo, devem seguir as cópias do diploma de posse, RG e CPF do prefeito. O ofício pode ser enviado para o fax (61) 3433-3720.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: