50 famílias perdem o Bolsa Família em RC

by

O governo federal cortou 50 famílias rio-clarenses do Programa Bolsa Família neste mês. Elas perderam o benefício por descumprirem as condicionalidades do programa referentes à educação. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Ação Social, responsável pelo cadastramento das famílias no município.
O grupo de Rio Claro faz parte de um lote de 13.618 famílias que tiveram seus benefícios cancelados no País. De acordo com a secretaria, o principal problema que resultou no corte foram as faltas escolares.
Levantamento feito pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) revela que as crianças registraram faltas superiores a 15% das aulas por cinco períodos consecutivos. Pelos critérios do programa, alunos de até 15 anos precisam frequentar no mínimo 85% das aulas e adolescentes entre 16 e 17 anos, 75%.

As famílias que descumprem as regras são penalizadas. Para menores de 15 anos, se detectada baixa frequência, a família é advertida. Se não houver alteração nos números, o benefício é bloqueado. Se a situação permanecer o benefício é suspenso por 60 dias. Se não houver alteração é feita nova suspensão. Após cinco descumprimentos consecutivos, o benefício é definitivamente cancelado.
Para os adolescentes de 16 e 17 anos o processo é mais ágil. Basta três descumprimentos para ter o benefício cancelado. Na primeira vez a família recebe uma advertência; na segunda, o benefício é suspenso; e na terceira, é cancelado.
Atualmente, segundo relatório da Caixa Econômica Federal, existem 3.263 famílias recebendo o Bolsa Família em Rio Claro. Esse foi o total de benefícios pagos neste mês pelo banco. O número é menor que o total de benefícios pagos no mês passado, que foi de 3.392. Em maio, foram 2.819.
No Brasil, o Bolsa Família atende mais de 12 milhões de famílias, cujo valor do benefício varia de R$ 22 a R$ 200, de acordo com a renda mensal da família por pessoa e com o número de crianças e adolescentes de até 17 anos.

  • Atualização

Os beneficiários do Programa Bolsa Família têm até o dia 31 de outubro para atualizar o cadastro. A partir dessa data, o benefício será bloqueado e, posteriormente, cancelado em janeiro de 2011.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: