MDS e CAIXA disponibilizam o Manual Operacional de Consulta Versão 7.1

by

Nº 222 • 15 de junho de 2010 

  
MDS e CAIXA disponibilizam o Manual Operacional de Consulta Versão 7.1
 
Gestores poderão conhecer os critérios de pesquisa disponíveis e a forma como os resultados são exibidos
 
O MDS e a CAIXA iniciaram a disponibilização aos municípios da Versão 7.1 – Módulo de Consulta do Sistema de Cadastro Único em abril de 2010. A implantação dessa versão está sendo realizada de forma gradual, conforme detalhado no Informe Bolsa Família nº 214. As orientações sobre as funcionalidades do Módulo de Consulta e sobre o passo-a-passo para o cadastramento dos usuários no Sistema do Cadastro Único estão disponíveis na Instrução Operacional nº 35, de 15 de abril de 2010.Para auxiliar os gestores e técnicos municipais na utilização da Versão 7.1, a CAIXA desenvolveu o Manual Operacional do Sistema do Cadastro Único – Manual Operacional da Versão 7.1, que ensina o usuário a realizar as consultas, mostrando os tipos de critérios de pesquisa disponíveis e as possíveis formas de exibição dos resultados obtidos. Entre outros aspectos, o manual aborda:Novos conceitos

Ao visualizar o cadastro de uma família por meio da Versão 7.1 – Módulo de Consulta do Sistema do Cadastro Único, será possível identificar alguns conceitos que não existem no atual Aplicativo do Cadastro Único off-line. Esses novos conceitos estão relacionados à Origem do Cadastro e a seu Estado Cadastral.

O item Origem do Cadastro informa se a família foi incluída no Cadastro Único por meio da versão 6 ou da versão 7. Na Versão 7.1 – Módulo de Consulta, todos os cadastros estarão com o campo Migrado informado com Sim, uma vez que todos os cadastros foram incluídos na Base por meio da versão 6 e a complementação dos dados das famílias por meio do novo Sistema só acontecerá na Versão 7.2 – Módulo de Manutenção, ainda não disponível aos municípios.

O item Estado Cadastral indica o cadastro que se encontra na Base Nacional na situação de “ativo/cadastrado”, ou aquele que está “inativo/excluído”. Na Versão 7.1 todos os cadastros estarão acessíveis para consulta, independentemente do Estado Cadastral.

ATENÇÃO: Na Versão 6.0.5, ao se efetuar a exclusão de um cadastro e a conseqüente importação do arquivo retorno, esse cadastro é fisicamente apagado da base local e o município não consegue ter o controle dos dados excluídos. Na Versão 7.1 mesmo as pessoas ou famílias que foram excluídas poderão ser consultadas e visualizadas, porém não será possível realizar nenhuma ação de manutenção em relação a esses cadastros.

Clique aqui para visualizar o Informe PBF Gestores Nº 222

2 Respostas to “MDS e CAIXA disponibilizam o Manual Operacional de Consulta Versão 7.1”

  1. Renato Says:

    Olá!!!

    Ótima informação para todos os técnicos que atuam no CadÚnico. O módulo de consulta é apenas o inicío de um processo longo de evolução do sistema.

    Abraço!!!

    • Controle Social PBF Says:

      Obrigado renato!

      Tem toda razão, a mudança é realmente gigantesca e não sera nada facil para os técnicos assimilar esta transição. Estamos ainda na primeira etapa de implantação da nova versão.

      Valeu pela dica do post!

      Desejo um bom trabalho a você ai no Rio.

      Saudações!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: